Ilídio Vale, membro do Gabinete Coordenador Técnico, organismo anunciado por Fernando Gomes para aproximar as seleções principal e jovens, nasceu na Maia a 13 de dezembro de 1957. Chegou à Federação Portuguesa de Futebol em 2007, depois de um percurso de sucesso ligado ao FC Porto.

O seu trajeto na área do futebol conheceu o primeiro capítulo na época 1986/1987, quando assumiu o cargo de treinador/coordenador técnico do Nogueirense.

Três anos mais tarde, 89/90, começou a sua ligação ao FC Porto, que viria a prolongar-se até 2006. Durante esse período, acumulou experiência e destacou-se na área da formação do clube portista. Comandou as equipas de Juniores A e B, tendo sido sempre campeão nacional.

Chegou também a ser treinador-assistente do plantel principal, na temporada 1999/2000, com o qual conquistou a Taça de Portugal.

Do seu currículo faz também parte a passagem pela equipa B dos dragões, que orientou de 2000/2001 a 2003/2004.

Mas a nota de maior destaque da carreira de Ilídio Vale no FC Porto teve lugar entre 1994 e 2006, quando foi designado coordenador técnico de todo o futebol de formação do FC Porto, sendo o responsável pela elaboração e operacionalização do projeto a desenvolver.

A nível de títulos, o currículo de Ilídio Vale é vasto (27 a nível nacional e distrital), fruto da ligação de vários anos ao FC Porto.

Nas equipas de Juniores (A, B e C), acumulou 27 títulos, entre Campeonatos Nacionais e Distritais (I e II Divisão), aos quais juntou alguns torneios internacionais.

Em 2011 levou a Seleção Nacional sub-20 à final do Campeonato do Mundo na Colômbia em 2011.

Desde que assumiu o cargo de coordenador técnico de todas as seleções, e além da presença na final do mundial de sub-20 em 2011 (equipa que orientava no banco), há também a destacar a presença na final do europeu de sub-19, neste verão, na Hungria, numa equipa que tinha como treinador Hélio Sousa. 

A 8 de agosto passado, Ilídio Vale concedeu uma grande entrevista ao Maisfutebol, em que defendeu a ideia: «O jovem jogador português pode atingir altíssimo nível».

Rui Jorge e o bom trabalho nos sub-21

Rui Jorge, 41 anos, antigo internacional português (44 presenças na seleção A, com um golo marcado), passou por FC Porto, Rio Ave, Sporting e Belenenses, enquanto jogador (foi um dos melhores laterais-esquerdos da sua geração).

O percurso como treinador foi iniciado no Belenenses e está, desde 2010, na seleção de sub-21.

A 8 de agosto passado, Ilídio Vale concedeu uma grande entrevista ao Maisfutebol, em que defendeu a ideia: «O jovem jogador português pode atingir altíssimo nível»