O Lyon quer responsabilizar a federação francesa (FFF) pela lesão que Eric Abidal contraiu ao serviço da selecção gaulesa na passada quarta-feira frente à Costa Rica. O jogador tem uma fractura no quinto metatarso do pé esquerdo.
«O Olympique Lyonnais vê-se obrigado a tomar as disposições adaptadas a ma situação penalizante para o jogador e prejudicial para o clube, que se vê privado durante vários meses de um dos seus melhores jogadores», comunicou o clube tretracampeão francês.
O Lyon sublinhou que «alertou previamente a federação e as instâncias internacionais sobre os riscos acarretados por uma iniciativa boa no espírito, mas imprevista e sobretudo inoportuna tendo em conta o calendário internacional».
O jogo da França com a Costa Rica foi de beneficência para as vítimas de um desastre de avião e disputado na Martinica, nas Antilhas.
O clube francês afirma ainda que «a lesão surge depois das reservas emitidas sobre as eventuais consequências de um jogo desse tipo para a integridade física dos jogadores tendo em conta a fadiga ligada à sobrecarga do calendário, como a distância da deslocação, a diferença horária e as condições de um terreno de jogo desadaptado a um jogo internacional».