Laurent Blanc afirma que Raphael Varane deveria ser o vencedor da Bola de Ouro. O antigo jogador diz mesmo que o central do Real Madrid o superou.

«Voto em Varane. Ele ganhou a liga francesa e o Campeonato do Mundo. Ele é mais forte do que eu e com grande avanço», diz o técnico em entrevista à France Football, revista que atribui a Bola de Ouro.

«Ele tem a oportunidade, mas, acima de tudo, o talento para evoluir num dos maiores clubes do mundo há oito temporadas, quando tem apenas 25 anos. Venceu quatro Ligas dos Campeões com o Real Madrid e já tem mais de cinquenta internacionalizações. Isso é quase inédito para um francês, ainda para mais num defesa. Para mim, é uma honra ser comparado a Varane», frisa.

O ex-selecionador francês, que está sem clube desde que deixou o PSG, diz que «não previa estar tanto tempo sem clube». «Nada é previsível nesta profissão», lembra, dizendo que «é possível que tenha que que voltar de imediato» e avançando que teve «propostas de bons clubes» e que treinar lhe traz «felicidade».

«O PSG causa impacto. Pensei que um ou dois anos de descanso me dariam a energia necessária para enfrentar um grande desafio. Talvez não tivesse noção da minha situação naquele momento», explica o técnico, que garante: «Estou à espera de um bom projeto, num clube com ambição».

Olhando para o PSG, Laurent Blanc diz que o clube «ainda não tem dimensão de topo europeu». «É bom dizer que estávamos no top 8 em 2016, mas a competição continua. Há grandes clubes europeus que estão no topo por 30, 40, 50 anos, que estão à frente do PSG em muitas áreas: cultura do clube, experiência, influencia. São coisas contruídas ao longo do tempo e não podem ser compradas. É isso que que faz o charme do futebol».

O treinador fala ainda de Adrien Rabiot e Marco Verratti. «A evolução deles não é a que eu esperava. São dois jogadores que evoluem no meio campo e é uma zona em que o PSG tem limitações há algum tempo, para não dizer problemas».

Laurent Blanc diz que Rabiot «tem tudo para ser bem sucedido, mas não está no caminho que deveria seguir» e que «há dois ou três anos que Verratti não evolui».