O conselho de administração da liga francesa acabou de confirmar oficialmente o final da temporada 2019/20 dos dois principais escalões. O Paris Saint-Germain foi declarado campeão da I Liga, enquanto o Lorient também é campeão no segundo escalão. Ficou ainda em aberto de ainda se jogar as finais da Taça da Liga e da Taça de França no início de agosto.

Nathalie Boy de la Tour, presidente da liga francesa, confirmou ainda que os dois últimos classificados, Amiens e Toulouse, descem ao segundo escalão, sem se disputar qualquer play-off, como chegou a ser sugerido por alguns clubes. Em sentido contrário, Lorient e Lens, os dois primeiros classificados da II Liga, regressam à elite do futebol francês.

A liga francesa decidiu homologar a atual classificação, com uma média de pontos e jogos, uma vez que faltavam ainda disputar um jogo da 28,ª jornada. O PSG pode, assim, festejar o seu nono título.

Ficou ainda em aberto a possibilidade de se jogarem as finais da Taça da Liga e da Taça de França no início de agosto, caso o governo permita a realização de jogos à porta fechada, mas esta decisão será tomada em acordo com a federação francesa e com a UEFA.

Com estas duas competições em aberto, ficam por definir os clubes classificados para a Liga Europa. Já se sabe que o PSG e o Marselha de André Villas-Boas, os dois primeiros classificados, garantem a qualificação direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Rennes vai disputar a fase preliminar da mesma competição. Ficam por definir as duas vagas para a Liga Europa. 

Ficam por definir as duas vagas para a Liga Europa. Lille e Reims são os clubes mais bem posicionados pela classificação, mas tanto o Saint Etiénne [vai jogar final da Taça de França com o PSG], como o Lyon [vai jogar a final da Taça da Liga com o PSG] ainda têm uma palavra a dizer nas provas a eliminar. 

O conselho de administração manifestou ainda vontade que a temporada 2020/21 arranque, o mais tardar, no fim de semana de 22 e 23 de agosto, lembrando que 2021 será ano de Campeonato da Europa.

 

https://partners.dugout.com/?pl=4khhJ5BX&edition=brazil&video=pnlyJZT8