Estreia eletrizante, mas penosa para Leonardo Jardim no primeiro jogo após o regresso ao Mónaco, na estreia de Gelson Martins pelo clube do principado. Os monegascos falharam, esta terça-feira, o apuramento para a final da Taça da Liga francesa, ao perder no reduto do Guingamp no desempate por grandes penalidades, 5-4, após o 2-2 no final dos 90 minutos. Sorri outro português, Pedro Rebocho, que vai lutar pelo título.

O jogo até começou mal para a equipa do Mónaco, quando Vainqueur foi expulso aos 14 minutos, com cartão vermelho direto, após uma entrada duríssima sobre um jogador do Guingamp.

Contudo, os monegascos conseguiram o que, à priori, seria mais difícil com menos um jogador em campo e com toque muito português.

Aos 18 minutos, após passe de Gelson na área, Rony Lopes recebeu, dominou e rematou de forma acrobática, em jeito de bicicleta, para um golaço que abriu o marcador.

Pouco depois, aos 24’, Gelson voltou a ser o assistente de serviço e deu o 2-0 a Golovin, que rematou de forma colocadíssima na área.

Contudo, o Guingamp, que tinha tombado o PSG nos quartos de final, entrou de rompante na segunda parte: Mendy reduziu aos 46’ e Thuram empatou o jogo aos 55 minutos. Não houve mais alterações e, já sem Rony Lopes e Gelson, substituídos, a decisão foi tomada nas grandes penalidades.

Da marca dos onze metros, houve decisão para lá das cinco tentativas. Fabregas, Ballo-Touré e Jemerson marcaram para o Mónaco, que falhou por Henrichs e Glik. Do lado do Guingamp, Rodelin, Roux e o português Rebocho marcaram, mas Eboa e depois Thuram - este teve o apuramento nos pés - falharam. Na decisão súbita, ao sexto penálti, Sidibe marcou para o Mónaco e Phiri para o Guingamp. Depois, Diop não concretizou do lado dos monegascos e, ao sétimo penálti do Guingamp, Marcus Coco garantiu o apuramento.

O Mónaco falha a terceira presença consecutiva na final da competição, ganha nas últimas cinco edições pelo PSG. Ainda não vai ser desta que Leonardo Jardim conquista a prova.

A outra meia-final joga-se esta quarta-feira, às 17h45, opondo o Estrasburgo ao Bordéus.