Francis Obikwelu assegurou neste sábado a sua quinta presença nos Europeus de atletismo, um marco histórico. O velocista vai competir na estafeta de 100 metros da prova continental, que vai decorrer em Zurique, de 12 a 16 de agosto.

O veterano atleta, de 35 anos, conseguiu a proeza graças ao segundo lugar obtido nos 100m nos Campeonatos de Portugal, no Estádio Universitário de Lisboa, com 10.56m. O vencedor foi Yazaldes Nascimento, que revalidou o título com 10,39s.

Portugal tem garantida uma estafeta nos Campeonatos da Europa graças ao ranking continental da estafeta (é 10.º e as 16 melhores são convidadas). Os quatro atletas mais bem classificados no Campeonato de Portugal, Yazaldes, Obikwelu, Diogo Antunes e Arnaldo Abrantes, apuraram-se.

Obikwelu mostrou-se satisfeito, mas lamentou não ter conseguido o título nacional. «Pena não conseguir ganhar o campeonato... parabéns ao Yazaldes. Eu tive este ano vários problemas, não estava a correr como deve ser, houve lesões, problemas familiares, pelo que isto foi bom», disse, citado pela Lusa, esperando que Portugal possa fazer uma boa presença em Zurique: «A velocidade em Portugal evoluiu muito. Vamos a Zurique para fazer um bom resultado, para bater o recorde nacional.»

Yazaldes, que confirmou os mínimos para os 100 metros do Europeu e é campeão nacional e deverá ter a 14.ª marca entre os inscritos no Europeu, definiu como objetivo para Zurique «bater o recorde pessoal»: «Se isso acontecer, posso ir às meias-finais. Estamos todos muito perto.»

«A estafeta é só no último dia e aí temos uma tradição a manter em termos de campeonatos da Europa. Com este nível de atletas a estafeta é muito forte e tudo está em aberto», concluiu, p a possibilidade do melhor resultado de sempre para Portugal.