«No regresso, com certeza que cá nos veremos outra vez por estas andanças»

Na última jornada de uma Liga em que não conseguiu alcançar o grande objetivo do pentacampeonato, o Benfica conseguiu minimizar os danos, ao terminar a competição no 2.º lugar, posição que pode dar acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões no próximo ano.

Rui Vitória, que garantira cinco títulos nas primeiras duas épocas à frente dos encarnados, falhou no terceiro ano: no campeonato mas também nas restantes competições internas (à exceção da Supertaça) e na Europa, onde o Benfica registou, na Champions, a pior prestação da história de uma equipa portuguesa.

Seria o fim da linha para o treinador ribatejano? A interrogação cresceu quando o penta começou a escapar aquando da derrota com o FC Porto na Luz e tornou-se gigante após a derrota caseira com o Tondela, que colocou também o 2.º lugar do campeonato em risco.

Vitória foi várias vezes interpelado por jornalistas acerca do próprio futuro. Lembrou, por exemplo que tinha mais dois anos de contrato, que estava há muito a preparar a próxima época e que não ia lado nenhum. Neste domingo, depois do triunfo sobre o Moreirense que acabou por chegar para garantir o 2.º posto e o consequente acesso à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o treinador do Benfica virou a página e prometeu corrigir erros e lutar por reconquistar o campeonato. Se dúvidas houvesse, despediu-se dos jornalistas de forma lapidar. «No regresso, com certeza que cá nos veremos outra vez por estas andanças.»