Frederico Gil apurou-se esta madrugada para as meias-finais do Brasil Open em ténis, depois de vencer o espanhol Nicolas Almagro, nº 18 do «ranking» mundial e cabeça-de-série nº1 do torneio. Um resultado histórico, com Gil a garantir desde já que ocupará na segunda-feira o melhor lugar de sempre de um tenista português no «ranking» ATP.
Poucos dias depois de ter chegado às meias-finais do Torneio de Joanesburgo, onde perdeu frente ao francês Jo-Wilfried Tsonga, Gil faz nova demonstração de força. A vitória sobre Almagro, actual detentor do Brasil Open, foi garantida em dois sets, com os parciais de 7-6 (7-5) e 7-6 (7-4), em 2 horas e 5 minutos.
Gil vai agora defrontar esta sexta-feira na meia-final o brasileiro Thomaz Bellucci, que afastou o espanhol Juan Carlos Ferrero. Na outra meia-final estarão frente a frente o espanhol Tommy Robredo e o argentino José Acasuso.
O português começou a semana no 86º lugar do «ranking» mundial, igualando a marca que já tinha alcançado e que era a melhor de sempre para um português, apenas atingida também, antes dele, por Nuno Marques. Agora, tem a garantia de que irá subir, independentemente do que acontecer no Brasil.