O corpo de George Best já está em Belfast, onde será sepultado este sábado, no que se prevê uma das maiores cerimónias fúnebres de sempre na Irlanda do Norte.
O filho de Best, Calum, e o seu agente, Phil Hughes acompanharam a viagem do corpo, que após a chegada a um aeroporto militar foi transportado para a casa da família Best, em Cregagh, na zona oriental de Belfast, com o caixão embrulhado numa bandeira do Manchester United.
Esperam-se que mais de cem mil pessoas acompanhem a cerimónia de despedida ao maior jogador da história da Irlanda do Norte, e um dos maiores de sempre do futebol europeu. As portas de Stormont Estate, palco do serviço religioso, vão abrir pelas 9 da manhã, fechando logo que o recinto estiver cheio. Não será permitido o estacionamento num raio de dois quilómetros em redor do local da cerimónia.
Depois, o caixão será transportado num percurso que vai passar por várias zonas da capital norte-irlandesa até ao cemitério de Roselawn, onde Best ficará sepultado ao lado da sua mãe.
As autoridades britânicas montaram uma cuidada operação para uma das maiores manifestações públicas dos últimos anos. Para além dos aspectos operacionais da última despedida ao jogador, que será transmitida em ecrã gigante e altifalantes espalhados pela cidade, vários elementos ligados ao futebol vão estar presentes, com destaque para Alex Ferguson, treinador do Manchester United e Sven Göran Eriksson, seleccionador da Inglaterra e vários ex-colegas de Best, ao longo da sua carreira.