É das coisas mais ingratas que há na escrita - muito mais que fazer cruzinhas no Euromilhões, quase tanto como preencher um Totobola - mas ao mesmo tempo engraçadas e desafiantes. Por isso, fica um olhar sobre as meias-finais de Champions e Liga Europa e as apostas para as finais:

Schalke 04-Manchester - O mais previsível dos quatro jogos, como se provou na terça-feira em Gelsenkirchen. Dificilmente haverá milagre alemão a afastar o Manchester United de mais uma final da Liga dos Campeões.

Real Madrid-Barcelona - Do mais fácil para o mais difícil. Em absoluto, há poucas dúvidas sobre a maior qualidade da equipa de Guardiola, quanto mais não seja pelas rotinas que já aprendeu, reaprendeu e sabe de cor. Mas o factor-Mourinho nunca pode ser negligenciado. Se numa corrida de fundo como a Liga a maior valia catalã acaba por vir ao de cima com relativa naturalidade, numa prova a eliminar tudo se joga em tabuleiros diferentes. Justamente aqueles de que o treinador português mais gosta. Dizer que tudo pode acontecer é fácil (e verdadeiro, claro). Vai daí a aposta: Real Madrid na final.

FC Porto-Villarreal - Os habitantes futebolísticos da pequena cidade espanhola valem o que quase todos sabemos mas temos tendência a esquecer por se falar, do outro lado, de uma equipa como este FC Porto. É normal. Ainda assim, com tudo devidamente avaliado, cheira claramente a Porto em Dublin.

Benfica-Sp. Braga - Em Braga sonha-se, e a força dos sonhos pode ser imensa. Domingos quer provar ainda mais qualquer coisa a si próprio e aos bracarenses antes de fazer a mala para Alvalade. O ainda treinador minhoto é um bom estratega nas provas a eliminar, começando sempre por aquele belo princípio de saber o que vale e o que valem os adversários. O facto de jogar em casa pode favorecer o Benfica, que quando inspirado corre sempre o "risco" de fazer muitos golos. Seja como for, é menos arriscado prever um novo FC Porto-Benfica na final do que a eliminação do Barcelona...

*Editor Desporto TVI

www.futebolcomtodos.pt

www.futebolcomtodos.com