O Sporting desloca-se nesta segunda-feira à Figueira da Foz ainda sob os efeitos da épica qualificação para a Liga Europa depois de bater o Brondby, por 3-0, em pleno reino da Dinamarca. Olhando apenas para os resultados recentes, pode-se dizer que o Leão estará em processo de retoma, depois de uma entrada em falso por Paços de Ferreira. Diante da Naval, importa, por conseguinte, confirmar essa curva ascendente, sob pena de se desperdiçar os efeitos capitalizados na extraordinária campanha nórdica.

SIGA O JOGO AO VIVO



Os comandados de Paulo Sérgio têm, de resto, algumas contas a ajustar com esta formação que também equipa à Sporting. Na última época, em Maio, os figueirenses silenciaram Alvalade com uma vitória graças a um golo de Fábio Júnior, que tantas dores de cabeça tem dado aos responsáveis navalistas depois de ter recusado apresentar-se para a nova época. Essa é, de resto, a única mancha no registo de confrontos dos leões com esta equipa para a Liga. Mas já antes, para a Taça de Portugal, um tal de Costé havia feito estragos em Alvalade, em 2003.

Do passado vivem os museus, como dizem alguns, e se é o presente que conta, a classificação diz que Sporting e Naval estão empatados (três pontos) no sétimo lugar, fruto de uma derrota na ronda inicial - os da Figueira perderam com o F.C. Porto - e um triunfo redentor da última jornada. Nesse aspecto, ambas as equipas estão à procura da regularidade necessária para atingir os respectivos objectivos, completamente diferentes. Mas dentro das quatro linhas, todas as diferenças se esbatem.

Paulo Sérgio tem razões para desconfiar da Naval. A pré-época passou invicta e o novo técnico, Victor Zvunka, parece ter armado uma equipa com pulmão e rigor táctico, ao melhor estilo da escola francesa mais clássica. O goleador Fábio Júnior já não mora na Figueira mas colectivamente esta formação de forte sotaque francófono mostra-se rigorosa e competente, à imagem do técnico.

João Pereira de regresso

João Pereira é a grande novidade nos convocados do Sporting. O lateral-direito havia falhado o embate com o Brondby mas recuperou no final da semana e pode mesmo ser titular, no lugar de Abel. De resto, Paulo Sérgio fez sair Vítor Golas e Diogo Salomão da lista de eleitos.

Do lado da Naval, também há poucas mexidas. Carlitos está castigado e deverá ser substituído por Gomis no onze, do lado direito da defesa. Há ainda a assinalar a primeira chamada de Manuel Curto, que deverá, ainda assim, ficar-se pelo banco de suplentes.

Equipas prováveis:

NAVAL: Salin; Gomis, Lupède, Rogério Conceição e Jonathas; Godemèche e Hauw; João Pedro, Hugo Machado e Camora; Previtali.

Outros convocados: Jorge Batista, Zé Mário, Manuel Curto, Giuliano, Marinho, Edivaldo e Simplício.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Nuno André Coelho e Evaldo; André Santos, Maniche e Vukcevic; Hélder Postiga, Liedson e Yannick Djaló.

Outros convocados: Tiago, Abel, Anderson Polga, Grimi, Matiás Fernández, Valdés, Zapater e Saleiro.