A seleção feminina dos Estados Unidos da América revalidou este domingo o título de campeãs do mundo, ao vencer na final do Mundial a Holanda, por 2-0.

Em Lyon, o jogo até começou equilibrado, mas a partir dos 20 minutos as norte-americanas, mais habituadas a estas andanças, assumiram as rédeas da partida.

Só uma grande exibição de Van Veenendaal, guarda-redes holandesa, evitou que os EUA fossem para o intervalo em vantagem, mas, na segunda parte, as comandadas de Jillian Ellis confirmaram mesmo o favoritismo.

À passagem da hora de jogo, a carismática e capitã de equipa Megan Rapinoe – quem mais? – abriu as hostilidades, de penálti, e a partir daí tudo se tornou mais fácil.

As oportunidades foram-se sucedendo e pouco depois, aos 69m, Rose Lavelle voltou a marcar e fechou as contas para a equipa norte-americana.

Com este triunfo, o conjunto dos EUA chega aos quatro títulos mundiais (ganhou também em 91, 99 e 2015) e afirma-se como a seleção com o maior número de Mundiais conquistados: quatro.

Já a Holanda, depois do título europeu de 2017, esteve perto de voltar a surpreender, mas fica-se como vice finalista.

A ficha de jogo:

Onze dos Estados Unidos: Alyssa Naeher, Kelley O'Hara (Ali Krieger, 46'), Abby Dahlkemper, Becky Saurbrunn, Crystal Dunn; Samantha Mewis, Julie Ertz e Rose Lavelle; Megan Rapinoe (Christen Press, 79), Tobin Heath (Cali Lloyd, 87') e Alex Morgan.

Onze da Holanda: Van Veenendaal; Van Lunteren; Anouk Dekker (Shanice Van de Sanden, 73'), Van der Gragt e Dominique Bloodworth; Groenen, Van de Donk e Sherida Spitse; Lineth Beerensteyn, Lieke Martens (Jill Roord, 70') e Vivianne Miedema.

Suplentes Estados Unidos: Ashlyn Harris, Adrianna Franch, Mallory Pugh, Morgan Brian, Lindsey Horan, Cali Lloyd, Ali Krieger, Tierna Davidson, Emily Sonnett, Allie Long, Jessica McDonald e Christen Press.

Suplentes Holanda: Lize Kop, Loes Geurts, Merel van Dongen, Kika Van Es, Shanice Van de Sanden, Victoria Pelova, Renate Jansen, Inessa Kaagman, Ellen Janses, Danique Kerkdijk, Jill Roord, Liza Van der Most.

--

Minuto 1: começa a partida! Sai a seleção norte-americana com a bola.

Minuto 28: primeira grande oportunidade da partida! Remate de Julie Ertz para boa defesa de Van Veenendaal.

Minuto 45: termina a primeira parte. Domínio claro dos EUA, que tiveram várias oportunidades para inaugurar o marcador. Van Veenendaal, guarda-redes da Holanda, respondeu sempre com belas defesas.

Minuto 46: recomeça a partida.

Minuto 62: marca a seleção norte-americana! De penálti, a capitã Megan Rapinoe deu a vantagem aos EUA! 1-0!

Minuto 69: mais um golo para os EUA! Grande remate de Rose Lavelle, com um potente remate à entrada da área. Norte-americanas mais perto do título!

Minuto 90: termina a partida! Estados Unidos da América revalidam o título!

[Artigo atualizado]