A Suécia garantiu, esta segunda-feira, uma vaga nos quartos de final do Mundial de futebol feminino 2019, ao vencer o Canadá, por 1-0, no Parque dos Príncipes, em Paris.

Um golo marcado por Stina Blackstenius na segunda parte, aos 55 minutos, na sequência de uma rápida transição com assistência de Asllani, ditou a diferença final no marcador.

Outro dos momentos do jogo aconteceu aos 69 minutos, quando Beckie viu a guardiã sueca, Lindahl, defender uma grande penalidade assinalada com recurso ao vídeo-árbitro, por contacto de braço com bola de Asllani, após um remate de Scott.

Aos 82 minutos, a Suécia quase dispôs de um castigo máximo para dobrar a diferença, mas ficou-se pelo quase, porque foi descortinado um fora de jogo anterior à falta.

O jogo terminou em total expectativa, com sete minutos de compensação a estenderem-se até aos dez e com as canadianas a protestarem um alegado contacto de braço com bola no último lance de jogo. Contudo, a equipa de arbitragem entendeu não existir motivo para novo penálti.

Nos quartos de final, a Suécia vai defrontar a Alemanha. Noruega-Inglaterra e França-Estados Unidos são os outros encontros já conhecidos da dita fase.

O Itália-China e o Holanda-Japão, na terça-feira, vão definir o outro jogo dos «quartos».