O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) disse, nesta sexta-feira, que espera que a próxima época desportiva em Portugal decorra com maior tranquilidade.

«Espero que a próxima época desportiva seja mais serena, que, de facto, se debata mais dentro daquilo que é a própria competição em si e não fora da competição», disse Augusto Baganha, de visita a Cabo Verde, citado pela agência Lusa.

O presidente do IPDJ espera ainda que «o comportamento das pessoas seja melhor» e que haja maior contenção verbal a fim de evitar agressividade nas competições.

«As claques existem, aquilo que espero é que o comportamento das pessoas seja melhor, não seja tão agressivo, tenhamos mais calma porque o futebol precisa de conter mais aquilo que é alguma agressividade verbal, que muitas vezes conduz a que haja uma maior agressividade também da competição», afirmou Baganha, que no entanto está otimista e «convicto de que as coisas vão melhorar».

A visita do presidente do IPDJ a Cabo Verde, que termina no sábado, pretende lançar as bases para ajudar o país a criar o seu Instituto do Desporto e da Juventude (ICDJ), assim como a assinatura de um memorando com a Direção Geral dos Desportos (DGD) cabo-verdiano para um plano de ação anual.