A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reconheceu dez clubes como entidades formadoras em Portugal.

Benfica, FC Porto, Sporting, Vitória de Guimarães, Sp. Braga, Marítimo, Nacional, Rio Ave, Estoril e Belenenses foram os dez clubes que receberam a distinção e são os únicos que podem celebrar contratos de formação desportiva.

A esta distinção concorreram 37 clubes, sendo que os restantes 27 terão que melhorar as suas condições para serem reconhecidos.

A certificação das entidades formadoras pela FPF assenta no cumprimento de 9 critérios e vários sub. critérios, os quais estão, detalhadamente, definidos no Manual de Certificação: 

Critério 1  - Planeamento e orçamento
Critério 2 - Estrutura organizacional 
Critério 3 - Recrutamento 
Critério 4 - Formação desportiva
Critério 5 - Acompanhamento médico-desportivo 
Critério 6 - Formação pessoal e social 
Critério 7 - Recursos humanos 
Critério 8 - Instalações 
Critério 9 - Produtividade

«A FPF encara a Certificação de Entidades Formadoras como um instrumento vital no processo de desenvolvimento do jogador português e um reforço qualitativo do trabalho desenvolvido pelos nossos clubes. O vosso sucesso é o nosso sucesso», disse o presidente Fernando Gomes, durante a entrega dos certificados que decorreu hoje na Cidade do Futebol, em Oeiras.

O processo de Certificação de Entidades Formadoras, que arrancou em 2015, veio permitir à FPF cobrir um vazio legal e proteger os clubes no que à validade dos contratos de formação desportiva.