O Sporting recebeu e venceu o FC Porto, por 3-0, no primeiro jogo da fase final do campeonato nacional de juniores disputado em Alcochete.

Ronaldo Tavares foi a grande figura do encontro ao fazer um hat-trick frente ao atual campeão nacional. 

Os golos foram marcados logo aos 4 minutos de jogo, aos 74 e aos 89.

 

Onze do Sporting: Pedro Silva; Bruno Paz, Aya Diouf, Guilherme Tamos e Abdu Conté; Bubacar Djaló, Gil Santos e Pedro Ferreira; Ronaldo Tavares, Francisco Sousa e Pedro Empis:

Suplentes do Sporting: Tomás Foles, Gonçalo Vieira, Amâncio Canhembe, João Mendes, Leandro Tipote, Jefferson Encada e Rafael Leão.

Onze do FC Porto: Diogo Costa; Fernando Fonseca, Diogo Queirós, Jorge Fernandes e David Sualhe; João Cardoso, Bruno Costa e Ayoub Abou; Tony Djim, Moreto Cassamá e Luís Maia.

Suplentes do FC Porto: Mohamed, Luiz Sousa, Rui Pires, Chidera Ezeh, Madi Queta, André Mesquita e Idrisa Sambú.

 

FILME DO JOGO

4 minutos: Sporting-FC Porto, 1-0. Resposta rápida dos leões a um lance ofensivo do FC Porto, que entrou melhor no jogo. A bola vem de um lançamento de linha lateral e chega a Ronaldo Tavares, com o avançado a colocar o Sporting em vantagem!

20 minutos: vai valendo o golo de Ronaldo Tavares, que se destacou na fase regular com 15 remates certeiros em 20 jogos. Ou seja, este é o 16º golos em 21 jogos no escalão, em 2015/16. O avançado de 18 anos, que trocou o Paio Pires pelo Sporting em 2013, tem 18 anos e já fez dois jogos pela equipa B dos leões.

40 minutos: Ronaldo Tavares surge por duas vezes em boa posição para bater Diogo Costa, mas o guarda-redes vence os duelos e evita o 2-0.

45 minutos: o FC Porto, que até tinha entrado melhor no jogo, procurou responder à desvantagem precoce mas seria o Sporting a criar as melhores oportunidades por marcar. Ronaldo Tavares não conseguiu bisar em dois duelos com o guarda-redes Diogo Costa. Jogo animado em Alcochete, perante boa assistência, onde se destaca por exemplo o central Sebástian Coates, do plantel principal.

57 minutos: saiu Francisco Sousa, entrou Amâncio Canhembe no Sporting.

60 minutos: a equipa orientada por António Folha entra com determinação para empatar o jogo, o Sporting de Tiago Fernandes vai conseguindo manter a vantagem mínima graças à sua coesão defensiva, sem deixar de espreitar o contra-ataque.

61 minutos: saiu João Cardoso, entrou Chibera Ezeh no FC Porto.

63 minutos: Amâncio Canhembe perto do 2-0 na estreia com a camisola do Sporting.

67 minutos: cartão amarelo para Aya Diouf.

68 minutos: cartão amarelo para Bubacar Djaló.

72 minutos: cartão amarelo para Ayoub Abdou.

74 minutos: 2-0 para o Sporting com Ronaldo Tavares a bisar, de cabeça, após cruzamento de Pedro Empis.

76 minutos: saiu Moreto Cassamá, entrou Idrisa Sambú no FC Porto.

77 minutos: cartão amarelo para Abdu Conté.

78 minutos: saiu Ayoub Abdou, entrou Rui Pires no FC Porto.

86 minutos: saiu Gil Santos, entrou Leandro Tipote no Sporting.

88 minutos: quando faltam poucos minutos para o final da partida, o Sporting tem a vitória garantida, mas o FC Porto ainda tenta reduzir. No regresso a Alcochete, Idrissa Sambú perto de reduzir de cabeça, após canto.

89 minutos: 3-0. Ronaldo Tavares marca mais um! Hat-trick quase ao cair do pano. Bom cruzamento de Abdu Conté para Ronaldo Tavares, na pequena área, marcar agora de pé direito.

90+1 minutos: saiu Abdu Conté, entrou João Mendes no Sporting.

Apito final. 3-0 para o Sporting.