Há mais um caso de racismo a ensombrar o futebol sul-americano e este originou mesmo a expulsão de uma equipa de um torneio sub-17 disputado em Minas Gerais, no Brasil.

Aconteceu com o clube uruguaio Racing de Montevideo, devido a insultos racistas alegadamente proferidos por um atleta seu contra um jogador do Atlético Mineiro, durante o encontro entre as duas equipas a contar para a Copa Futam Internacional.

O diretor geral da formação do Atlético Mineiro, Luiz Carlos, confirmou a situação. «O Atlético não compactua em momento nenhum com racismo nem com nenhum tipo de preconceito. O posicionamento do clube é muito firme sobre o tema. Exigimos à organização que tomasse medidas e ela foi pronta a fazê-lo», explicou.

De facto, a organização da Copa Futam Internacional emitiu rapidamente um comunicado em que justifica o afastamento do Racing da prova com «factos incompatíveis com os valores» impostos pela entidade organizadora do torneio.

Este não foi, porém, o primeiro episódio com conotações racistas na atual edição da prova. Na quarta-feira, a comitiva do Vasco da Gama já tinha ameaçado abandonar o jogo com os argentinos do Estudiantes pelo mesmo motivo.