Leonardo Ruiz é uma das grandes figuras da equipa de juniores do FC Porto que lidera o campeonato nacional e deixou uma boa imagem na UEFA Youth League. Os dragões pretendem agora segurar o avançado colombiano que está em Portugal por empréstimo do Atlético Nacional.

O jogador celebra em breve o seu 19º aniversário, chegou à Invicta no início da temporada e apresenta números avassaladores: 30 jogos realizados, 25 golos marcados.

Após o bis em Alvalade, na reviravolta frente ao Sporting (1-2), Leonardo abriu caminho para o triunfo frente ao Gil Vicente, segundo classificado na fase de apuramento do campeão de juniores.

A cedência do Atlético Nacional termina no verão e contempla uma opção de compra do passe por parte do FC Porto. Porém, nesta altura, os dragões pretendem baixar o valor da cláusula ou prolongar o período de empréstimo até dezembro de 2015.

Victor Hugo Marulanda, diretor desportivo do emblema colombiano, revela no Maisfutebol todos os detalhes da negociação.

«Estamos a conversar com o FC Porto e demos um prazo de 48 horas para que surja uma resposta definitiva. A cláusula de opção é de 1,5 milhões de euros mas o Porto nesta altura propôs que o empréstimo passe a ser até dezembro. É algo que estamos a estudar», começa por dizer Marulanda.

O FC Porto já avançou com uma proposta para a compra do passe mas abaixo do valor pretendido pelo Atlético Nacional: «O Porto chegou aos 800 mil euros, um valor muito baixo para o que consideramos ser o ideal. O jogador quer ficar e sabemos que está bem em Portugal mas ainda estamos a negociar. Para além disso, como é natural, pretendemos assegurar uma percentagem de uma futura venda.»

Tudo sobre o FC Porto

Os golos de Leonardo Ruiz foram despertando o interesse de outros clubes europeus e, lembrando que os dragões têm a prioridade garantida pela cláusula de opção, Victor Hugo Marulanda fala de mais propostas em cima da mesa.

Na UEFA Youth League, Leonardo Acevedo Ruiz marcou por cinco vezes em igual número de jogos. A cobiça tornou-se natural.

«Clubes como a Juventus, o Borussia Dortmund e o Schalke04 já demonstraram interesse no Leonardo. A proposta do Schalke é boa e estamos naturalmente a estudá-la. Se não ficar no FC Porto, o Leonardo vai seguramente continuar na Europa, onde tem dado nas vistas», salienta o diretor desportivo.



Natural de Medellín e com passagem pela formação do Atlético Nacional, o ponta-de-lança quer manter-se de dragão ao peito e o FC Porto está satisfeito com o seu rendimento.

Não passará, pela explicação dada ao Maisfutebol, de uma questão de números.

«Ele está feliz e o Nacional também vê com bons olhos a continuidade do Leonardo no FC Porto, que é um clube que valoriza muito os jogadores colombianos. Basta lembrar Falcao, James, agora Jackson e Quintero. Vamos continuar a falar para tentar chegar a um compromisso que seja bom para todas as partes», remata Victor Hugo Marulanda.