A equipa sub-19 do FC Porto foi surpreendida em casa pelo Dínamo Kiev (0-1) e pode ter comprometido as suas aspirações de apuramento para a próxima fase da UEFA Youth League. Na última jornada, os dragões visitam o líder Chelsea.

Com este resultado, os ucranianos alcançam o FC Porto no segundo lugar do Grupo C, com sete pontos, e têm vantagem no confronto direto, já que venceram os dois encontros. O Chelsea está na frente com 13 e o primeiro lugar assegurado.

Na última jornada da fase de grupos, o Dínamo Kiev recebe o Maccabi Telavive, último classificado.

A equipa de António Folha precisará de pontuar no reduto do Chelsea, esperando por um triunfo israelita na Ucrânia. Se vencer em Londres, um empate do Dínamo também é suficiente. Não é uma conjugação de resultados com elevado grau de probabilidade, ainda assim.

Nesta terça-feira, no Olival, o FC Porto apresentou-se com a missão de resolver desde logo o apuramento mas o Dínamo Kiev nunca perdeu de vista a baliza contrária e foi dando sinais do que viria a acontecer.

António Folha mexeu ao intervalo, após uma primeira parte relativamente equilibrada, mas seria a formação ucraniana a desfazer o nulo. Ao minuto 69, após bom trabalho no flanco direito de Tsygankov (vindo do banco de suplentes), Schcebetun surgiu à entrada da pequena área para apontar o 0-1.

Os dragões procuraram reagir de imediato para garantir no mínimo um empate. Michael Morais e Luís Mata foram lançados para a reta final do encontro, Rui Pedro desperdiçou uma oportunidade soberana, tal como Chidozie no último lance da partida, e o tempo esgotou sem alterações no marcador.

O FC Porto jogou com: Diogo Costa; Fernando, Diogo Queirós (Michael Morais, 72m), Jorge Fernandes, David Suehele (Luís Mata, 80m); Chidozie, João Cardoso (Madi Queta, 46m), Moreto Cassamá; Bruno Costa, Rui Pedro e Rúben Macedo.

Suplentes não utilizados: Fábio Ferreira, Sandro Fonseca, Rui Pires, Madiu Bari.