A Seleção portuguesa de futsal vai enfrentar o campeão do mundo, Brasil, e o campeão asiático, o Japão, além da seleção da Líbia, na primeira fase do Mundial, que se realiza em novembro, na Tailândia.
O sorteio que decorreu nesta sexta-feira, em Banguecoque, colocou a equipa portuguesa no grupo C da competição, com a estreia marcada para dia 1 de Novembro, diante da Líbia (13 horas em Portugal). Seguem-se os encontros com o Japão (4 de novembro, à mesma hora) e o Brasil (dia 7, às 11 horas portuguesas).
Para o selecionador português, Jorge Braz, «no sorteio de uma fase final de um Campeonato do Mundo não há grandes escolhas a fazer. Teremos, agora, tempo para nos preparar convenientemente e com rigor para este Mundial para que estejamos a postos no dia 1 de Novembro para iniciarmos da melhor forma a competição, diante da Líbia. É nesse jogo que já estamos a pensar», afirmou ao site da Federação Portuguesa de Futebol.
«O nosso primeiro objectivo passa pela qualificação para os oitavos de final. Sabemos que passam os dois primeiros classificados de cada grupo, bem como os quatro melhores terceiros, pelo que essa é a nossa prioridade», frisou.
O Campeonato do Mundo de Futsal vai decorrer nas cidades tailandesas de Banguecoque e Nakhon Ratchasima, entre os dias 1 e 18 de Novembro. Eis a composição dos seis grupos:

Grupo A
Tailândia
Costa Rica
Ucrânia
Paraguai
Grupo B
Espanha
Irão
Panamá
Marrocos
Grupo C
Brasil (campeão em título)
Japão
Líbia
Portugal
Grupo D
Argentina
México
Itália
Austrália
Grupo E
Egipto
Sérvia
República Checa
Kowait
Grupo F
Rússia
Ilhas Salomão
Guatemala
Colômbia