*Foto: Facebook Viseu 2001 - Futsal

Está suspensa a atividade desportiva no Pavilhão Cidade de Viseu, dias depois de um atleta de futsal ter sofrido ferimentos no jogo de apresentação do Viseu 2001, ante o Rio de Moinhos. A garantia foi dada esta quarta-feira pelo presidente da autarquia viseense, Almeida Henriques, que adianta estarem a ser ultimadas soluções de reabilitação do recinto.

“Os serviços já avaliaram. Há partes do piso que estão degradadas”, admitiu o autarca, após a reunião de câmara, referindo que a “degradação não terá a ver só com a utilização desportiva”, mas também “com a permanente mobilização das tabelas de basquete que, sendo muito pesadas, acabam por levar a uma degradação mais rápida do piso”.

Dois anos depois de uma renovação do piso do pavilhão, obra então custeada em cerca de 30 mil euros, Almeida Henriques assegura que, após o acidente do último domingo, “o pavilhão não pode ser usado até esta questão estar solucionada”. Em cima da mesa estão duas hipóteses, adiantadas pelo edil viseense: a colocação de um piso novo ou a compra de um piso portátil, habitualmente utilizado em campeonato e torneios internacionais.

Almeida Henriques considera que “poderá ter havido algum facilitismo” dos serviços camarários responsáveis pelo recinto, mas defende “uma repartição de responsabilidades” entre o responsável dos equipamentos desportivos da parte da Câmara Municipal e quem iniciou o dito jogo de futsal.

O edil tem mantido “contacto permanente com o Viseu 2001” para o clube arranjar “solução alternativa enquanto não estiver resolvida a questão”. As obras serão aproveitadas para criar, no pavilhão, a Casa do Desporto, “com espaços para alojamento de clubes, salas de formação e uma sala de reuniões”.

O episódio feriu um jogador do Rio de Moinhos, que ficou com uma farpa de madeira de cerca de 15 centímetros espetada numa perna, ilustrada na fotografia. Na reação à ocorrência, o Viseu 2001 espera “que tenha sido um caso isolado, tendo em conta as centenas de crianças e jovens que praticam desportivo” naquele local.

Em comunicado, o Viseu 2001, clube da 2.ª Divisão Nacional, informou que o jogo inaugural do campeonato, agendado para o próximo domingo, frente ao Juventude de Gaia, vai realizar-se no Pavilhão do Fontelo.