A comitiva dos campeões europeus de futsal foram alvo de uma homenagem na Câmara Municipal de Lisboa, numa cerimónia de receção à equipa liderada por Fernando Medina.

Logo depois de chegar ao Aeroporto Militar de Figo Maduro, a equipa leonina seguiu para a Praça do Município, onde chegou pouco depois das 17 horas. Os jogadores saudaram as centenas de adeptos que estavam presentes e subiram rapidamente para o Salão Nobre da autarquia.

O troféu foi colocado numa mesa no centro do salão, os jogadores posicionaram em torno dele e Fernando Medina foi o primeiro a falar. O presidente da Câmara começou por agradecer o título.

«Parabéns Sporting, parabéns aos campeões europeus de futsal. A Câmara de Lisboa não podia deixar de se associar a esta fantástica conquista da equipa de futsal do Sporting», referiu.

«Sei bem que esta era uma vitória há muito sonhada e há muito ambicionada pelo universo sportinguista. Muito porfiaram, e agora já está. O título é vosso, é do Sporting e só posso deixar aqui o voto que seja o primeiro de muitos nesta competição.»

Logo a seguir falou Frederico Varandas. O presidente do Sporting apresentou-se de fato, sem gravata, e começou por pedir desculpa por isso.

«Muito obrigado por terem abertos as portas ao Sporting. Peço desculpa por não estarmos com a apresentação que esta cerimónia exigia, mas viemos diretamente do Cazaquistão, não dormimos há mais de 24 horas, estamos amarrotados e cansados, mas com o coração cheio», referiu.

«Um coração que é campeão europeu. Este título é muito importante para o Sporting e tem muito significado. O clube já tem 34 títulos europeus, mas faltava o título europeu desta modalidade. Procurávamos este título há mais de uma década.»

O triunfo, acrescentou, surgiu no melhor ano possível.

«Estivemos na primeira final em 2011 e à quarta foi de vez. No primeiro ano em que a UEFA agarra na modalidade e lhe dá a dignidade merecida, a primeira UEFA Champions League será para sempre do Sporting. É um orgulho levar bem alto o nome de Lisboa e de Portugal.»

Depois disso, Frederico Varandas entregou a Fernando Medina uma camisola da equipa de futsal autografada por todos os jogadores e devidamente emoldurada.

A seguir, os jogadores foram à varanda cumprimentar os adeptos. João Matos, sempre ele, pegou no troféu, tomou a dianteira e foi o primeiro a surgir na varanda do município.

Durante cerca de dez minutos, os jogadores andaram com o troféu de mão em mão, ouviram as centenas de adeptos cantar músicas do clube, entoaram também eles alguns cânticos e tiraram fotografias com alguns adeptos familiares dos funcionários da autarquia que estavam no edifício.

Para fechar a cerimónia, toda a gente posou na escadaria dos Paços do Concelho para a fotografia oficial.

Depois disso a comitiva seguiu para o Pavilhão João Rocha, onde a festa se vai fazer com os adeptos.