Depois da conquista do Mundial em outubro passado, o selecionador de futsal, Jorge Braz, sublinhou que a equipa precisa de voltar a «pôr os pés no chão» e preparar o Europeu de 2022.

«Chegou a altura de começarmos a escalar novamente a montanha. É isso que temos de perceber. Do ponto de vista da preparação, não começamos no topo. Temos de começar cá em baixo novamente. Pôr os pés no chão, refinar, trabalhar ainda mais do que o que trabalhámos até aqui para conseguirmos escalar e ir passando etapa a etapa», afirmou, citado pela FPF.

Por esta altura, Portugal prepara os dois amigáveis com os Países Baixos, que organizam a competição, agendada para entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro.

O primeiro encontro de preparação é já esta segunda-feira, em Almere, e o segundo realiza-se na terça-feira, em Zeist.

«Os Países Baixos estão a organizar-se muito bem para o Europeu. Estão extremamente motivados e ambiciosos. Querem provocar a surpresa no grupo e passar. Têm escolhido muito bem os adversários para se prepararem. O convite para nós virmos já surgiu há bastante tempo e aceitámos de imediato, porque queríamos estar aqui e sentir já o ambiente: conhecer os pavilhões, ficar já no hotel», explicou o selecionador.

A seleção portuguesa vai jogar a fase final da prova em Amesterdão e Groningen. No grupo A, Portugal terá pela frente os Países Baixos Ucrânia e Sérvia ou Bielorrússia, que ainda têm o apuramento por definir.