As suspeitas arrastam-se desde o mês passado, mas continuam na ordem do dia pela resposta recente do treinador da selecção feminina da África do Sul. No encontro com a congénere do Gana, na qualificação para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, o adversário lançou suspeitas sobre...a masculinidade do avançada Alice Noko Matlou.
As suspeitas foram levadas a sério e levaram o árbitro do encontro a deslocar-se ao balneário da África do Sul para tirar as dúvidas sobre Alice, antes do pontapé de saída. «O árbitro veio ao balneário com a Alice a a capitão do Gana. Depois de toda a gente perceber que era de facto uma mulher, ela foi autorizada a alinhar na partida», explicou o técnico da África do Sul, Augustine Makalakalane.
Makalakalane ficou irritado com as suspeitas levantadas por um oficial da selecção do Gana e deixou um aviso para o novo reencontro entre as duas equipas: «Ele que fiquem a saber que levaremos não só a Alice, mas outras jogadores com feições masculinas para o encontro, e não será batota».