Antes da viagem para Lisboa, onde deve chegar nesta quinta-feira, Bryan aconselhou-se com Geovanni, seu colega de equipa no América. O antigo avançado do Benfica alertou o compatriota para a grandeza do clube português, mas acredita que o lateral esquerdo tem tudo para ser bem sucedido em Portugal.

«Conversei com ele ontem. Ele não treinou, mas soube da transferência para o Benfica e conversei com ele. Falei-lhe da estrutura do Benfica, da grandeza do clube, mas também lhe expliquei que só vai ter noção disso quando chegar lá. Disse-lhe para me ligar se precisasse de qualquer coisa, pois deixei lá muitos amigos. Tenho de ligar ao Luisão para lhe dar uma força. É bom menino, vai dar conta do recado», disse Geovanni ao Maisfutebol.

Atualmente com 33 anos, o avançado acredita que Bryan «é uma aposta acertada» do Benfica. «Está a evoluir muito. É forte fisicamente. Ataca bem, é habilidoso, mas também recupera rápido. Mas diria que o ponto forte é mesmo o ataque. Cruza bem, chuta forte de fora da área e também marca livres. Fez três golos na época passada», explica.

Embora Bryan tenha apenas 20 anos (faz 21 em março), Geovanni acredita que este «merece ficar na equipa principal». «Já adquiriu uma experiência boa aqui no América. Claro que precisa de um tempo de adaptação, pois o campeonato vai a meio e aqui no Brasil vai começar agora», recorda.

Geovanni acredita, contudo, que Bryan tem tudo para afirmar-se no futebol europeu. «Penso que sim. Todos os jovens em que o Benfica aposta têm saído para outros clubes europeus. Foi o Coentrão, o João Pereira, o Miguel, o Tiago. Mesmo o Luisão só não saiu por que o Benfica não quis. A dada altura podia ter ido para o Liverpool. Aposto muito no Bryan. Pode ajudar muito o Benfica e dar muito dinheiro», defendeu.

Nascido em Belo Horizonte, Bryan Silva Garcia chegou ao América em 2010, depois de ter representado Ferroviário, Cruzeiro, Proesp, Real Minas e São Cristóvão na formação. O lateral esquerdo conquistou a titularidade no início de 2012, e não mais a largou, fruto das boas exibições conseguidas. Nesta terça-feira recebeu o prémio Telé Santana para revelação do último ano (a par de Lucas Silva, do Cruzeiro).