(artigo atualizado às 13h44)

José Peseiro é o novo treinador do Sporting.

Sousa Cintra apresentou o técnico neste domingo, no José Alvalade. «É uma escolha minha», disse o dirigente.

Cintra acrescentou: «Escolha certa, alguém com experiência que conhecesse os jogadores. Era importate ter um português. O nosso amigo José Peseiro esteve aqui há muitos anos e fez um trabalho muito bom. É bom recordar isso, ele foi à final da Taça UEFA, perdeu o campeonato na última jornada, portanto, só isso fala na competência dele. Esteve em grandes clubes, esteve no FC Porto, no Sp. Braga e esteve no estrangeiro. A primeira coisa que perguntei foi se ele estava disponível para tornar o Sporting campeão. A ambição dele é exatamente igual à minha. Há 14 anos quase foi, este ano não pode falhar. Agora, sem ovos não se fazem omeletes, ele precisa de ter a equipa reforçada. Fará a análise do plantel e virão os jogadores certos. Têm de ser jogadores com qualidade e ambição do Sporting. Isso vai acontecer!»

Em comunicação à CMVM, o Sporting informa que o técnico assina por uma temporada mais uma de opção.

«Entendi que tinha de ser um treinador português, mas não deixei de consultar a temperatura de outros grandes treinadores com muitos títulos lá fora. (...) Mas entendi que tinha de ser um treinador português devido à situação em que o Sporting se encontra. O único treinador disponível com quem falei - e é bom que se diga porque houve muita especulação - disponível, com capacidade e experiência foi de facto o José Peseiro. O Sporting precisava de uma pessoa tranquila», acrescentou Sousa Cintra, referindo estar pouco preocupado com o grau de aceitação que a escolha de Peseiro possa ter entre os putativos presidentes do Sporting.

«Se este ou aquele elemento não gosta, paciência. Mas eu não sou figura decorativa. Não vale a pena chamarem-me nomes ou ditador. Alguém tem de assumir [as decisões]. Se não agrado a todos, paciência. O tempo vai dizer se foi ou não uma boa escolha. Eu acho que foi uma boa escolha», completou, mostrando-se convicto de que os leões vão montar uma equipa competitiva. «Fiquei triste quando ouvi há dias que sporting vai precisar de dois ou três anos para recuperar. O que é isto? O Sporting vai apresentar uma equipa à altura de lutar pelo título.»