A UEFA confirmou neste domingo, em comunicado no site oficial, que vai criar mais uma competição de clubes, a entrar em vigor no triénio 2021-2024.

Na nota publicada, o organismo que rege o futebol europeu revelou que a nova prova terá os mesmos moldes da Liga dos Campeões e da Liga Europa e contará com 32 equipas na fase de grupos.

Antes dos oitavos de final, porém, haverá uma eliminatória adicional entre os segundos classificados de cada grupo e os terceiros classificados dos grupos da Liga Europa para definir o quadro definitivo da primeira ronda a eliminar.

Tal como acontece com a Liga Europa, os jogos desta nova competição, à qual a UEFA chama, provisoriamente, de «UEL2», disputar-se-ão à quinta-feira e o vencedor terá acesso direto à Liga Europa na época seguinte.

As finais das três competições serão disputadas na mesma semana: quarta-feira será final da «UEL2», na quinta-feira a da Liga Europa e no sábado a da Liga dos Campeões.

«A nova terceira competição vai garantir que pelo menos 34 países estarão representados nas fases de grupos das competições de clubes da UEFA (atualmente, o número mínimo garantido é de 26», escreveu a UEFA.

«A nova competição de clubes da UEFA torna as competições mais inclusivas do que nunca. Haverá mais jogos para mais clubes, com mais federações representadas nas fases de grupos. Esta competição foi sustentada pelo diálogo com os clubes, através da Associações Europeia de Clubes», disse o presidente da instituição, Aleksander Ceferin, citado na nota publicada neste domingo.

[Artigo originalmente escrito às 19h41 e atualizado às 19h56]