A SAD do Sporting registou um «resultado líquido positivo de 18,7 milhões de euros» no primeiro trimestre do exercício financeiro da temporada 2021/22, indica o Relatório e Contas enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) este sábado.

Os valores do primeiro trimestre desta época contrastam com o resultado negativo de 4,2 milhões de euros do período homólogo, em 2020/21.

O capital próprio da sociedade leonina, a 30 de setembro de 2021, revela uma melhoria face ao final do exercício da temporada passada, a 30 de junho de 2021, quando se fixava em pouco mais de 41,4 milhões de euros negativos. Nesta altura, apesar de ainda negativos – e por isso a ditarem uma situação de falência técnica – os capitais próprios fixam-se em 22,695 milhões de euros negativos.

Para estes valores contribuiu uma descida ligeira no passivo face a 30 de junho de 2021: passou dos 310,589 milhões de euros para os 308,241 milhões de euros. Mais do que isso, houve uma subida nos ativos, de 220,963 milhões de euros em junho de 2021 para 236,433 milhões de euros a 30 de setembro último. Uma melhoria assinalada, sobretudo, pela subida nos «ativos intangíveis – valor do plantel», de cerca de 70,1 milhões de euros para cerca de 74,7 milhões de euros, mas também numa subida de quase 11 milhões de euros (de 1,249 ME para 12,385 ME) na rubrica «outros ativos não correntes».

No documento, a SAD do Sporting sublinha que «já perdeu cerca de 30,1 milhões de euros de receita direta, tendo conseguido reduzir custos no valor de 8 milhões de euros, refletindo-se assim numa perda líquida de 22,1 milhões de euros». Nota ainda, que no período de três meses em questão, «o impacto de redução nas receitas decorrente da realização dos jogos à porta fechada ou com restrições de acesso, ascendeu ao montante de 2,5 milhões de euros, que foi possível mitigar, em parte, por via da redução de gastos no valor total de 0,5 milhões de euros obtendo-se assim uma perda direta líquida de 2 milhões de euros, considerando perdas estimadas decorrente da pandemia aos diversos níveis de negócio».