Quinito tem na I Liga um jogador que se perfila como o seu ideal de genialidade. Quaresma é, para o antigo treinador, um atleta completo que não tem um estilo próprio. Tem o estilo de todos os bons jogadores.

«O Quaresma é um supermercado de fintas, dribes e simulações», define Quinito. «Tem as fintas e os dribles de todos. O normal no futebol é que um jogador tenha um estilo», afirma o ex-treinador, que coloca Quaresma no topo dos grandes jogadores mundiais. «O Figo não tem um reportório de dribles. Tem o seu próprio estilo, tal como Zidane. O Quaresma tem as fintas deles todos. Isto não é normal», revela.

Quinito não poupa elogios ao jovem avançado leonino. «O Quaresma tem uma imagem bonita no futebol, parece um toureiro. Ele é o melhor driblador do mundo», afirma.

No panorama do futebol actual, Quinito mostrou que está desalentado com as tácticas que dão preferência à força em relação à técnica. Mas Quinito tem esperança que Quaresma não se vai perder, como aconteceu com alguns jogadores mais tecnicistas.

«Mesmo que queiram não o vão matar. Mesmo que lhe queiram meter muita disciplina táctica e reprovar porque já fez 40 fintas e algumas não saíram, ele vai continuar a fazer. É rebelde. Talvez por isso nunca vai ser o melhor do Mundo, mas é o melhor da rua dele e isso para mim já basta», afirma Quinito.

Leia ainda:

A nova vida de Quinito: de treinador a administrador do V. Setúbal e jornalista

Quinito: «Futebol está mais competitivo, mas menos bonito»

Quinito: «Um jornal é como um balneário»

Quinito: «Muro entre jornalistas e treinadores tem de ser derrubado»

Quinito: escolas para ensinar os miúdos a crescer a jogar futebol