O novo técnico dos azuis sucede, assim, a Jorge Simão, que conseguiu colocar a equipa na Europa (sexto lugar), depois de bom trabalho de Lito Vidigal, que saiu em fase adiantada da época.

Sá Pinto, como treinador, começou a carreira como adjunto de Pedro Caixinha, no Leiria, passando depois pelos juniores do Sporting e equipa principal dos leões. No estrangeiro, dirigiu o Estrela Vermelha de Belgrado (Sérvia) e o OFI Creta (Grécia). 

Leia na íntegra o comunicado da SAD do Belenenses no Facebook:

«A Belenenses Futebol SAD tem o prazer de comunicar oficialmente a contratação de Ricardo Manuel de Andrade da Silva Sá Pinto como treinador para as próximas duas temporadas. Acompanhado pela sua equipa técnica, o novo treinador esteve hoje a visitar as instalações no Estádio do Restelo e confessou que "é uma honra treinar este grande clube". A Belenenses Futebol SAD deseja as melhores felicidades a Ricardo Sá Pinto, com a certeza de que fará um ótimo trabalho, bem como certamente dará a melhor continuidade ao crescimento deste projeto vencedor. Informam-se todos os meios de comunicação social que a data para a conferência de imprensa do novo treinador do Belenenses será comunicada em breve. Obrigado.