A FC Porto SAD apresentou um resultado negativo de 28,4 milhões de euros, de acordo com a informação publicada na CMVM.

A sociedade azul e branca refere que este resultado líquido consolidado «respeita o compromisso assumido com a UEFA no caminho para o equilíbrio nas suas contas de exploração». 

Na comunicação enviada à CMVM, a FC Porto SAD esclarece que os proveitos operacionais aumetaram de cerca de 99 milhões para 105, mas que houve também um aumento de custos (excluindo custos com passes de jogadores). É explicado que esta rubrica passa de 121 878 para 133 716 milhões de euros «na sequência do pagamento de prémios atribuídos ao plantel e equipa técnica, pela conquista do campeonato nacional» de 2017/18. 

No que respeita a passes de futebolistas, a SAD informa que houve um saldo de 14,5 milhões, ou seja, mais 10 milhões de que nó exercício anterior.

O FC Porto indica ainda que o capital próprio consolidado «atinge o valor negativo de  38.120m€ em 30 de junho de 2018, o que representa uma diminuição de 28.985m€, pela incorporação do resultado líquido obtido no período» e acrescenta como comentário que «o capital próprio da FC Porto – Futebol, SAD está subvalorizado, uma vez que os montantes pelos quais o Plantel e o Direito de utilização da marca “FC Porto” estão contabilisticamente registados são claramente abaixo do seu valor de mercado». 

O valor do plantel passou de 96 719 milhões de euros para 82 656.