A FIFA ameaçou nesta terça-feira suspender as federações de futebol da Nigéria e do Gana por causa das intervenções das autoridades de ambos os países. O organismo que rege o futebol mundial considera que as ações são consideradas como ingerências na esfera desportiva e pede levantamento das mesmas.

Em relação à Nigéria, o organismo liderado por Gianni Infantino exige que até segunda-feira o presidente da Federação de Futebol, Amaju Melvin Pinnick, recupere os seus poderes, assim como o restante comité executivo. Caso não o faça, «será suspensa com efeito imediato».

A FIFA visa também a Federação de Futebol do Gana (GFA), cujo presidente, Kwesi Nyantakyi, renunciou ao mandato no início de junho, por suspeita de envolvimento num processo de corrupção.

A instituição considera que as medidas efetuadas pela justiça do Gana, que visam dissolver a federação, interferem no funcionamento desta, e por isso solicita às autoridades que interrompam o procedimento antes do dia 27 de agosto, sob pena da GFA ser imediatamente suspensa.