* por Francisco Sousa

A Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu atribuir esta sexta-feira a organização do Campeonato Africano de Nações (CAN) em 2015 à Guiné Equatorial. O internacional guineense Javier Balboa, jogador do Estoril, mostrou a sua satisfação em conversa com o Maisfutebol.

«É uma grande alegria e uma ótima notícia para o país», assume o extremo dos estorilistas. Segundo Balboa, vai ser «importante para o povo» poder viver novamente a atmosfera de uma grande competição. Recorde-se que a Guiné Equatorial já havia organizado a CAN em 2012, só que dessa feita em conjunto com o Gabão.

Javier Balboa recordou ainda a eliminação, por utilização irregular de um jogador, nas eliminatórias de acesso à competição, frente à Mauritânia: «Ganhámos no campo mas depois acabámos excluídos. Por isso, foi uma alegria total para o grupo de trabalho».

«Pode ser um passo importante para a nossa seleção. Quero estar na convocatória e espero que possamos repetir a participação de 2012», afirmou Balboa. Nesse ano, importa lembrar, a Guiné Equatorial conseguiu um inédito apuramento para os quartos de final. Balboa fez o golo inaugural da competição.