Bateria foi o melhor marcador (seis golos) e melhor jogador do Campeonato Sul-Americano de futsal, que  serve ainda de qualificação para o Campeonato do Mundo.

O antigo jogador do Joinville, atualmente no Barcelona, esteve em especial destaque ao serviço da seleção brasileira, que venceu todos os jogos - Venezuela, Equador, Paraguai, Uruguai e Argentina - e conquistou o título em Assunção, no Paraguai.

«O ambiente criado foi um fator determinante para conquistarmos o título. Os jogadores estão unidos e esse título é a coroação do primeiro objetivo, mesmo com pouco tempo de preparação», afirmou o futsalista, atualmente com 25 anos.

A família do craque marcou presença na prova, tendo viajado 700 quilómetros para dar o seu apoio: «Não tenho nem palavras para agradecer tudo que eles têm feito ao longo da minha carreira. Procuro representar cada um deles em campo e os prémios de campeão, melhor marcador e melhor jogador também são dos meus familiares e de cada um que apoia a seleção brasileira.»

Foi a terceira competição importante com a camisola canarinha, e sempre com títulos no bolso. Foi ainda campeão no Sul-Americano Sub-20, na Colômbia em 2010, e do Grand Prix de Futsal, em 2013, em Maringá.