A Liga de Clubes emitiu um comunicado esta quarta-feira onde dá conta de um convite feito ao Atlético para permanecer na II Liga. Se o emblema lisboeta responder afirmativamente, não descerá nenhum clube ao Campeonato Nacional de Seniores (CNS).

O convite decorre da confirmação do alargamento da I Liga a 18 clubes, em virtude da promoção administrativa do Boavista, e da II Liga a 24 clubes.

«A descida, no termo da época desportiva 2013/14, de um clube para o CNS, prevista em alternativa na disposição transitória oitava do Regulamento das Competições, tinha como prossuposto o aumento do quadro competitivo da II Liga para 24 clubes sem que simultaneamente ocorresse o alargamento da I Liga – facto esse que, ao tempo, era incerto», lê-se no comunicado.

Ora, perante este alargamento paralelo das duas competições profissionais, a Liga de Clubes só teria outra hipótese para completar a II Liga com 24 clubes: promover quatro (ao invés de três) equipas do CNS.

Tal, contudo, não foi bem acolhido, como se pode ler no comunicado:

«(...) tal opção não foi acolhida no Regulamento das Competições nem no contrato celebrado com a FPF, para além de que uma solução dessa natureza colidiria com a unidade e a coerência do ordenamento desportivo (...)».

Assim sendo, a II Liga terá a seguinte composição:

. Olhanense (despromovido) + 20 clubes que transitam da época 2013/14 + 3 clubes promovidos do CNS (Freamunde e mais 2)