É a nova joia da equipa principal do Barcelona, com dois golos em quatro jogos, mas no passado mês de julho Ansu Fati até podia ter assinado pelo Sporting.

Isso mesmo foi adiantado neste sábado pelo jornal A Bola, e entretanto o próprio Sporting confirmou uma reunião com o pai do jogador, embora negando que a proposta fosse inscrever o jogador nos juvenis, como é referido por Bori Fati.

«Basta analisar a nossa política, no que aos vários escalões da formação diz respeito, para perceber que nenhum dos nossos jogadores está espartilhado por idades. Dizer-se que o jogador ficaria nos juvenis é não conhecer a atual realidade da nossa formação. Há jogadores de 16 anos nos sub-23 ou de 18 anos na nossa equipa A. Mas também é preciso fazer bem as contas: o jogador nunca poderia ser recrutado para os juvenis, pois não tem idade para isso, visto que nasceu em 2002, idade que corresponde ao escalão de sub-19», refere a nota leonina.

O Sporting assinala ainda que «não só identificou o potencial do jogador, como foi capaz de o motivar a ir a Alcochete reunir com os responsáveis, coisa que muitos outros clubes tentaram, mas não conseguiram», dado o impasse nas negociações para a renovação de contrato com o Barcelona.

«Estas são apenas alguns pontos que temos o dever de salientar para que se perceba, ao contrário do que se possa querer passar, que o nosso recrutamento funciona. Infelizmente nem sempre se consegue assegura todos os bons jogadores que prontamente identificámos até porque não nos podemos esquecer da nossa capacidade financeira e dos valores astronómicos que já se praticam nos escalões de formação», conclui a nota do Sporting.

De referir ainda que a entrada fulgurante de Ansu Fati na equipa principal do Barcelona também levantou questões relativas a um eventual recrutamento pela Federação Portuguesa de Futebol, mas fonte deste organismo já esclareceu que o jovem avançado não preenche os requisitos de elegibilidade para jogar pela equipa das quinas.