O Governo vai demitir o presidente Augusto Baganha e a restante direção do Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ), está o Maisfutebol em condições de adiantar.

O processo está em curso e será anunciado no início do mês de setembro através de um despacho a publicar no Diário da República, onde serão apresentadas as razões para a substituição do atual Conselho Diretivo do IPDJ – composto por presidente, vice-presidente e dois vogais.

Segundo o nosso jornal apurou junto de fonte governamental, a oportunidade para a exoneração da atual direção presidida por Augusto Baganha surge com a criação da Autoridade Nacional contra a Violência no Desporto, que vai esvaziar algumas competências atuais do IPDJ.

No entanto, junto da tutela também não terá caído bem o facto de Baganha, ex-basquetebolista do Sporting, ter sido anunciado na terça-feira como novo membro integrante da Comissão de Honra de José Maria Ricciardi, candidato à presidência do clube de Alvalade.

De referir que o exercício de Augusto Baganha como presidente do IPDJ tem merecido críticas relacionadas com a passividade deste instituto público quanto às medidas a adotar relativamente às claques ilegais.