A multinacional chinesa Ledman vai patrocinar a II Liga a partir da próxima temporada. Porém, o acordo firmado hoje em Pequim pelo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, envolve uma cláusula que obriga a um intercâmbio em que dez jogadores e três treinadores adjuntos vindos da China sejam integrados em equipas da agora designada por Liga Pro.

De acordo com o comunicado publicado esta tarde pela empresa da área da optoelectrónica, que também patrocina as duas principais ligas de futebol da China e detém o clube Shenzen Renren, a II Liga passará a chamar-se Ledman ProLiga (uma informação que a LFPF não confirma) e os dez clubes mais bem classificados do campeonato irão receber um jogador chinês.

Segundo a mesma fonte, que não revela os valores do negócio, a  Liga «tem que garantir uma taxa de utilização dos jogadores e comprometer-se a elevar o nível dos atletas chineses».

Em comunicado, a LPFP avança que revelará «em tempo oportuno» mais detalhes sobre o negócio que garante à II Liga o seu primeiro patrocinador.