Jogo de emoções fortes na abertura oficial das competições profissionais de Portugal para 2019/2020 e com apuramento da Académica para a segunda fase da Taça da Liga. Para trás fica o Farense, no desempate por grandes penalidades (4-3), após os algarvios terem ganho vantagem a nove minutos do fim do tempo regulamentar, que terminou com 1-1, em Coimbra.

Após uma primeira parte sem golos no Estádio Cidade de Coimbra, o auge das incidências surgiu já na reta final do encontro. Numa jogada rápida, o Farense adiantou-se no marcador aos 81 minutos, por André Vieira, que rematou de pé direito na área, batendo Tiago Pereira. O jogo teve ainda outro tento anulado ao Farense, a André Vieira.

Quando o apuramento algarvio já parecia iminente, a Académica empatou aos 89 minutos: a livre de Leandro, do lado esquerdo, Reko cabeceou na grande área para o fundo da baliza, assinando o 1-1 no marcador.

Nos penáltis, Leandro, Zé Castro, Barnes Osei e Dani marcaram para a formação de César Peixoto, que desperdiçou apenas um dos cinco penáltis, quando Hugo Marques defendeu a tentativa de Mauro. No Farense, marcaram Cássio, Fabrício e Bandarra. Alvarinho e Irobiso, no primeiro e último remates, viram Tiago Pereira defender e carimbar o apuramento dos estudantes, que jogam na casa do Portimonense na segunda fase.

Para este domingo, estão agendados os restantes cinco jogos da primeira fase: Penafiel-Académico de Viseu, UD Oliveirense-Mafra, Casa Pia-Vilafranquense, Leixões-Cova da Piedade (todos às 16h) e Sp. Covilhã-Varzim (18h00).