O Gil Vicente festejou em grande o regresso à I Liga e uniu os adeptos que há muito estavam afastados do clube. António Fiusa prometeu uma «grande festa» e cumpriu. Junto ao Estádio Cidade de Barcelos, milhares de adeptos juntaram-se para dar as boas-vindas do clube barcelense ao convívio com os grandes. Não faltaram os porcos no espeto, nem tão pouco o champanhe, acompanhados por muita música. O momento alto da tarde foi a subida do ex-presidente gilista ao palco, que lembrou as agruras que passou por causa do caso Mateus. Teceu críticas à Liga e a alguns clubes, assim como à Câmara Municipal, por não ter autorizado a realização da festa no centro da cidade.

Ainda não tínhamos chegado às imediações do estádio e já dava para perceber que havia uma enchente, semelhante aos dias de jogo com os grandes. Os adeptos chegaram equipados a rigor e distribuíam-se pelas imediações do estádio. A maioria concentrava-se junto ao palco onde um grupo aquecia a plateia para a chegada do cabeça-de-cartaz Quim Barreiros. Outros, esperavam pacientemente - e muitos impacientemente - nas filas para levantar a sandes de porco no espeto ou na fila das bebidas.

Não era o caso de Agostinho Ferreira e Augusta Cardoso, que já se tinham servido e estavam sentados à sombra a saborear a iguaria. Casados há 44 anos, já acompanham o Gil Vicente desde miúdos. «Quando o Gil Vicente subiu para a II Divisão, eu namorava com o meu marido, fui vestida com as cores do clube para festejar a subida. Já vai há quase 50 anos», contou-nos Augusta. O marido, lembrou que, finalmente, se fez justiça. «Foi uma alegria terem resolvido este problema. Foi uma injustiça colocar o Gil Vicente na segunda divisão», comentou, acrescentando que «António Fiusa mostrou que era um homem de palavra».

Quanto à próxima época, Agostinho Ferreira mostra-se confiante: «Acho que o Gil Vicente tem uma equipa jeitosa e vai-se manter na I Liga». Mas nem todos os adeptos se mostram tão otimistas. Alguns desconfiam dos reforços e outros esperam para ver. «O que tenho acompanhado é pelos jornais e ainda não tenho opinião formada sobre a equipa do Gil Vicente. Contudo, temos um treinador experiente, que conhece bem o campeonato, e acredito que vamos conseguir», frizou Rui Silva, outro adepto barcelense.  Ainda assim, partilham todos o sentimento de que, só unidos em torno do clube, é que o Gil Vicente conseguirá a permanência no principal campeonato português.