Abílio participou na melhor fase do Salgueiros nos últimos anos. Doze épocas seguidas na I Liga mostraram um clube que já se estava a habituar ao convívio dos grandes -- mas que agora deu um enorme passo atrás, ao descer à II Liga.

O jogador, actualmente no Leixões, chegou a Paranhos na já longínqua época de 1991/92, precisamente o ano em que o Salgueiros foi à Europa. Na temporada anterior, Filipovic tinha levado a equipa à sua melhor classificação de sempre: o quinto lugar, facto que garantiu um lugar na Taça UEFA.

Na primeira experiência europeia do Salgueiral, o simpático clube portuense quase fez um brilharete. Perante os franceses do Cannes, venceram o encontro da primeira mão, no Bessa (na altura, o Vidal Pinheiro não tinha condições para acolher um jogo europeu), por 1-0, com um golo de Jorge Plácido. Na segunda mão, os franceses repuseram a diferença e a eliminatória só foi decidida nas grandes penalidades. Abílio puxa pela memória e recorda para o Maisfutebol: «Foram jogos fantásticos. Ganhámos o primeiro e em França fomos aos penalties. Só eu e o Pedro é que conseguimos marcar. Correu mal...»

O jogador frisa que «o Cannes tinha jogadores como... o Zidane, que estava a começar a carreira, o Fernandez, que agora é treinador, ou o Asanovic, um jugoslavo, que era a estrela da equipa. Estivemos muito próximos de fazer uma gracinha. Ir aos penalties na nossa primeira experiência europeias já foi muito bom».

Leia ainda: