A Federação inglesa de futebol anunciou nesta quarta-feira que Gareth Southgate assumirá as funções de selecionador principal até 2020. O técnico trocou os sub-21 pela seleção A em setembro, quando Sam Allardyce foi despedido.

Como treinador-interino, Southgate comandou a seleção inglesa em quatro encontros, com saldo de duas vitórias e dois empates.

A solução passa agora a ser definitiva. «Adorei verdadeiramente trabalhar com os jogadores nestes quatro compromissos e penso que há um enorme potencial na equipa», salientou o técnico.

«Estou extremamente orgulhoso por ser escolhido para selecionador de Inglaterra. Porém, estou igualmente consciente que conseguir o trabalho é uma coisa, outra é desempenhar a função com sucesso», concluiu Gareth Southgate, de 46 anos.

Antigo jogador, Southgate orientou o Middlesbrough entre 2006 e 2009. O treinador entrou para a estrutura da FA (Football Association) em 2011 e foi nomeado selecionador de sub-21 em 2013. Segue-se a seleção principal, com um contrato válido por quatro anos.