«Temos agora a espinha dorsal da nossa selecção: Bossio, Dudic, Marchena, Ronaldo, Rojas, Machairidis, Poborsky, Uribe, Kandaurov e Chano e o tal ponta de lança de nome sonante (será o Rushfeldt???).» A frase está escrita na página oficial do Benfica (em www.slbenfica.pt). Ou melhor, no fórum da página do Benfica, um espaço que não veicula propriamente a posição oficial do clube. 

Aviso prévio. A entrada no fórum não é recomendada a menores. Era suposto haver alguém ou algum mecanismo a excluir os utilizadores que escrevam mensagens de teor obsceno, difamatórias ou ofensivas (pelo menos é isso que está escrito nas regras do fórum). Mas o controlo não está, definitivamente a funcionar.  

O dia de hoje, tal como o de ontem, tem sido bem movimentado. A saída de João Pinto mexeu com muita gente e o fórum, espaço democrático por definição, acolhe todos os estados de espírito. Que se manifestam em várias formas. Não só na raiva expressa nos insultos a Vale e Azevedo, à direcção e aos outros utilizadores do site, mas também no desespero total de quem diz que vai entregar o cartão de sócio ou de quem escreve frases como estas: «Que mal fiz eu para ser benfiquista?» ou «Alguém salve o Benfica do abismo absoluto!» 

Podem ler-se até apelos ao terrorismo, que se pode manifestar na divulgação do e-mail de Vale e Azevedo ou numa mensagem instigadora de alguém que está no estrangeiro: «Amigos benfiquistas estou longe noutro país e não posso fazer nada, mas vocês dirijam-se ao estádio da Luz, partam as portas se necessário, insistam na demissão do Vale.» 

A cirrose e o bagaço 

Também há quem elabore o discurso. Sob a forma de metáforas: «O senhor Damásio fez muita porcaria. Herdou um Benfica com alguns problemas no fígado, deixou-o com uma cirrose. Vale e Azevedo cura a cirrose com bagaço ordinário.» Ou de referências históricas: «Por tudo isso, não posso senão pedir, Dr. Vale e Azevedo, OBVIAMENTE DEMITA-SE.» Ou ainda sob a forma de breves poemas: «JVA, para a rua já!» 

Vale e Azevedo ainda tem, apesar de tudo, alguns apoiantes, que se manifestam em longos e elaborados textos, ou em mensagens curtas. Como estas: «Pra frente Benfica! Força presidente!» ou «Apoio incondicionalmente a saída do João Vieira Pinto!». 

Alguns, ainda que poucos, optam por intervenções serenas. «Apelo aos benfiquistas que não façam julgamentos precipitados, vamos esperar para ver como corre a próxima época e então, se não houver nítidas melhorias, iremos pedir responsabilidades ao treinador e à direcção», escreve um internauta. Mas a resposta não tarda: «Andamos a ver como corre a próxima época há seis anos!» 

No fórum não é possível ter conversas em tempo real. Mas os internautas ultrapassam o problema com respostas sobre respostas aos «mails» enviados por cada um. Há inúmeras conversas cruzadas, como esta: «Está a ver, Marcelo, uma pessoa diz-lhes as coisas e mandam respostas tortas! É o nível do Vale e Azevedo!» 

E fazem, sobretudo, muito humor. Como nesta mensagem para João Pinto: «Como o senhor se encontra desempregado, caso queira jogar à bola, temos um lugar aqui no Arsenal da Deveza em Braga, o ordenado é uma sande e um sumol, mas no fim costumamos ir para os copos e passamos uns momentos 5 estrelas. Se quiseres aparece.»