O protocolo que estabelece o contrato-programa para a construção do Centro de Estágio do F.C. Porto, em Gaia, teve hoje a sua assinatura pública, no Auditório do Estádio das Antas, no Porto. 

Na cerimónia, marcaram presença Pinto da Costa, presidente da SAD do F.C. Porto e da Fundação Porto-Gaia, Diogo Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Domingos Jerónimo, representante da «Gaia Cidade D¿Ouro», bem como diversos elementos da SAD do F.C. Porto, da Direcção do clube portista e da edilidade gaiense.  

A infra-estrutura desportiva a ser construída tem como principal função servir de palco para os treinos diários dos portistas, mas constituirá, igualmente, uma oportunidade de animação desportiva de Gaia. Daí que a iniciativa surja de uma acção concertada entre a SAD portista, a Fundação Porto-Gaia e o «Gaia Cidade d¿Ouro», entidade ligada à vereação do Desporto da Câmara de Gaia. À fundação cabe a responsabilidade da obra, à entidade camarária cumprirá, mais tarde, a missão de dinamizar o espaço, de modo a que este seja também usufruido pelos munícipes gaienses. 

O grande ausente da cerimónia foi Luís Filipe Menezes. O presidente da edilidade gaiense não pôde estar presente, por motivo de doença, mas foi recordado pelo presidente portista: «É uma das pessoas que mais entusiasmo depositou neste projecto. Algumas pessoas tentaram obstruir o seu sonho, mas não conseguiram». 
 

«Um grande clube do Grande Porto» 

Numa breve explicação do projecto, Pinto da Costa manifestou a sua satisfação por ver o crescimento físico do F.C. Porto, expandindo-se pela área do Grande Porto: «O Douro separa Gaia do Porto, mas só fisicamente. O rio une-nos, não nos separa. Com este centro de estágio, começamos a expandir-nos, afirmando-nos comoum grande clube do Grande Porto: além de Gaia, teremos, muito provavelmente, o basquetebol em Matosinhos, o hóquei em Gondomar... Ao sermos o maior clube do Grande Porto, seremos certamente o maior clube português». 

Assinado o contrato-programa, as obras do centro de estágio entrarão, em breve, em ritmo acelerado. Não há, por enquanto, datas previstas para a inauguração.