O F.C. Porto pode ser ainda um dos oito primeiros cabeças-de-série para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o que permitiria evitar as equipas de maior coeficiente. Os «dragões» são neste momento a 10ª equipa melhor cotada entre as que já garantiram a presença na fase de grupos da competição e precisariam que a Lazio e o Corunha não superassem a pré-eliminatória.

Aproveite para ver o ponto da situação da Liga dos Campeões, onde o Benfica entra em campo na terceira pré-eliminatória, para discutir o acesso à fase de grupos. Sabendo-se já que, caso supere essa prova, o Benfica nunca ficará no grupo do F.C. Porto, porque nesta fase a UEFA não permite confrontos entre equipas do mesmo país.

Ponto de situação

F.C. Porto (fase de grupos):

Em princípio, para o sorteio, os portistas deverão estar incluídos no segundo pote mas, na eventualidade de Lazio e Deportivo da Corunha não superarem a pré-eliminatória, os dragões podem ainda entrar nos oito primeiros. Isto acontece porque, ao contrário do que sucede nas rondas anteriores, da 3ª pré-eliminatória para a fase de grupos se uma equipa de estatuto inferior eliminar um cabeça-de série não assume o coeficiente do seu adversário.

Os potes definem as hierarquias para o sorteio da fase de grupos. No caso de Lazio e Corunha passarem as suas pré-eliminatórias, é o seguinte o conjunto de oito equipas com coeficiente superior aos portistas: Milan, Real Madrid, Manchester United, Bayern de Munique, Lazio, Arsenal, Juventus e Corunha. Neste cenário, o campeão teria de defrontar uma destas oito equipas. A este adversário juntam-se, já se sabe, mas dois de coeficiente inferior, um dos oito que integram o pote 3 e outro do pote 4.

Caso ficasse uma delas apenas pelo caminho, juntava-se ao grupo das oito o Inter, a equipa com nono melhor coeficiente em prova e que está por agora, tal como o F.C. Porto, no segundo pote. Na hipótese de tanto a Lazio como o Corunha ficarem pelo caminho, então o F.C. Porto passa a ser cabeça-de-série e ficará a salvo dos principais tubarões, entre os quais passava a estar também o Inter.

Ainda assim, de entre as equipas que já conquistaram vaga na fase de grupos, e cujo coeficiente é inferior ao do campeão nacional, contam-se alguns nomes de respeito, entre eles o Lyon, o Panathinaikos, o Olympiakos, o Estugarda e a Real Sociedad. Já para não falar dos prováveis qualificados da pré-eliminatória, como Celta, Galatasaray, B. Dortmund, Chelsea, Ajax, Celtic, Rangers e Newcastle, entre outros.

Entrada em cena:

A fase de grupos inicia-se a 16 e 17 de Setembro. A sexta e última jornada realiza-se a 9/10 de Dezembro.

Data do sorteio:

28 de Agosto, no Mónaco (um dia antes da Supertaça).

Benfica (3ª pré-eliminatória)

Já sabe que não vai ser um dos 16 cabeças-de-série na sua ronda de qualificação. Ou seja, está sujeito a defrontar uma destas equipas com coeficiente superior: Lazio, Dep. Corunha, Celta de Vigo, Galatasaray, Borussia Dortmund, Chelsea, Celtic*, Glasgow Rangers, AEK, Dinamo de Kiev, Ajax, Newcastle, Sparta Praga, Olympique Marselha, Lokomotiv Moscovo e Anderlecht* (* Se passarem a 2ª ronda de pré-qualificação).

Caso os encarnados superem esta ronda a duas mãos, então entram na fase de grupos da Liga de Campeões, com o seu coeficiente actual, que os deixa obrigatoriamente no quarto e último pote.

Entrada em cena

A primeira mão da 3ª pré-eliminatória joga-se a 12 e 13 de Agosto. A 2ª mão é a 26 e 27 do mesmo mês.

Data do sorteio

25 de Julho, em Nyon