Chama-se Gesto Azul e é um esforço comum entre o F.C. Porto e a «Coração da Cidade», instituição de solidariedade social que se encarrega de prestar apoio aos sem abrigo da Invicta. Há umas semanas, com Pinto da Costa como impulsionador número um, pediam-se cobertores para aquecer as noites a quem a solidão acompanha todas as noites. Foi um sucesso.  

Hoje, novamente com o presidente portista em posição de destaque, e na presença da fundadora da instituição, La Salete Piedade, foi anunciada nova etapa do Gesto Azul, desta vez marcada para amanhã, nas redondezas do Estádio das Antas. O que se pede é que os sócios e simpatizantes do F.C. Porto contribuam com dinheiro, comida, medicamente ou roupa. «Tudo o que não lhes fizer falta», ressalvou La Salete Piedade, numa conferência de Imprensa com Pinto da Costa e Jorge Andrade, defesa costuma associar-se a este tipo de iniciativas. 

Serão 67 voluntários a tentar conseguir algum dinheiro para as obras da nova sede do «Coração da Cidade» e para organizar dois jantares de Natal nas instalações das Antas, cedidas pelo F.C. Porto para animar a consoada de quem não tem onde passar a festa da família. Nos dois dias, La Salete Piedade espera servir cerca de dois mil jantares. «Já convidámos as pessoas mais importantes do Porto do desporto, política e religião. Queremos ver se têm coragem para perder meia hora do seu conforto para dizer que também ajudam». A dar um pouquinho de Natal a quem já se esqueceu do que isso é.