Pena, o novo artilheiro do F. C. Porto, fez mesmo esquecer Jardel? Não, claro que não. Quanto mais não seja porque semana após semana há sempre mais uma comparação para estabelecer.  

Depois dos dois golos apontados por Pena no desafio com o Salgueiros (segunda-feira), está aí mais uma bastante interessante: o avançado contratado com a presente época em andamento igualou um recorde de Mário Jardel, marcando em nove encontros consecutivos da I Liga. Tal como o antigo número 16 fez entre a 9ª e a 17ª jornadas do campeonato passado. 

Nesses nove jogos, aliás, Jardel marcou quase metade do total de golos alcançado na época: 18, sendo que no final das contas haveria de coleccionar 38. 

Pena foi mais comedido, pois nos nove encontros que já disputou ficou-se pelos 13 tentos. 

Pode, contudo, olhar-se para os números a partir de outra perspectiva e colocar Pena por cima: é que entre a 9ª e a 17ª jornadas do ano passado o F. C. Porto conquistou 24 pontos, enquanto nesta temporada somou 25 entre a 3ª e a 11ª. 

Cumprindo cada um deles, nos respectivos períodos, cinco jogos em casa e quatro fora das Antas, Jardel marcou ao Sporting e ao Benfica (duas vitórias), enquanto Pena somente concretizou frente aos leões. Registe-se, contudo, que o segundo não estava ainda no Porto quando os dragões receberam o Benfica (1ª jornada) e que o golo ao campeão foi marcado em Alvalade e valeu uma vitória precisamente por 1-0. 

Além do Sporting, as «vítimas» comuns aos dois brasileiros, até agora, foram o Marítimo, o Gil Vicente, o Farense e o Salgueiros. 

Mário Jardel fez três «hat tricks» nesse período de ouro e bisou três vezes. Pena, por seu turno, conseguiu bisar quatro vezes mas ainda espera pela magia de três golos num jogo só. 

Quando estavam decorridas 11 jornadas do campeonato anterior, Jardel tinha participado nos 11 jogos e marcara 11 golos. Pena subiu a média: realizou apenas nove jogos (chegou atrasado e desde então ainda não parou de marcar) e apontou 13 tentos. 

A caminhada goleadora do agora jogador do Galatasaray foi interrompida à 18ª jornada. O Porto venceu, sim senhor, mas foi o compatriota Alessandro quem marcou o golo solitário frente ao Boavista. E Pena, quando parará? Tem a palavra, já de seguida, a defesa do Aves...