Alex Ferguson é um treinador frontal. Diz aquilo que pensa. O técnico do Manchester United destilou veneno e teceu alguns comentários ousados sobre o F.C. Porto, que também pode ser vistos numa outra perspectiva. Quarta-feira as duas equipas medem forças, em jogo a contar para a primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, e a garantia está dada: o desafio vai estar incendiado, a fazer crer por aquilo que o reputado escocês disse à Comunicação Social britânica e que a BBC citou.

Sobre o F.C. Porto, não tem dúvidas. «Temos uma eliminatória difícil pela frente, mas acho que eles compraram o campeonato no Tesco [rede de supermercados em Inglaterra]». Porquê? Ferguson explica a tendência do domínio azul e branco em Portugal: «Eles ganham o campeonato todos os anos - sempre que compram uma garrafa de leite são mais três pontos - não sei quantas vezes já ganharam desde que o Aberdeen os defrontou em 1984 [na meia-final da Taça das Taças], mas também não me lembro de mais ninguém para além do Sporting roubar-lhes o título».

O treinador do Manchester United também falou sobre Cristiano Ronaldo, um jogador que muitas vezes é criticado por exagerar no número de fintas por jogo. «Qualquer jogador de 18 anos tem de ser ajudado no seu jogo para atingir um nível elevado. No Sporting era encorajado a fintar, mas é importante que lhe lembrem que só o deve fazer quando realmente o pode fazer», explica Ferguson. Mas o escocês está satisfeito com o seu pupilo: «Ele é inteligente e está a aprender».