Ao final da noite de ontem no Brasil, já madrugada de hoje em Portugal, as rádios do Rio de Janeiro avançavam a notícia: o Vasco já tinha substituto para Joel Santana, demitido horas antes. Hélio dos Anjos deixou o Guarani, ontem também, e apresenta-se hoje à tarde no clube carioca. 

As negociações que levaram Hélio dos Anjos até ao Vasco foram conduzidas por Oliveira Júnior, o mesmo empresário que obstou à transferência de Leandro para o F.C. Porto, antes de comprometer o avançado com a Fiorentina, e agora sem o conhecimento da Direcção do Guarani, que insistia na permanência de Hélio, apesar dos maus resultados. O treinador não aceitou e, pouco depois, era anunciado como novo treinador do clube carioca. 

«Não posso acreditar numa coisa dessas», disse José Luís Lourencetti, ao saber da ida de Hélio dos Anjos para o Vasco da Gama. «Ainda insisti para que ficasse mais um ou dois jogos, mas ele não aceitou», contou, ainda por se recompor da surpresa, Lourencetti. 

Segundo Oliveira Júnior, Hélio deixou o Guarani por considerar que não havia condições para fazer um bom trabalho. Além de o treinador não ter recebido um real durante o pouco mais de dois meses em que esteve no clube de Campinas, estaria igualmente irritado com a dispensa do avançado Bocão, por falta do pagamento do seu passe ao Flamengo de Guarulhos.