Despediu-se dos adeptos italianos cerrando os olhos no seu novo desafio: Toldo será o dono da baliza do Barcelona. Aceitou o repto e trocou a Fiorentina pelo colosso catalão, sem temer a responsabilidade de defender as redes de um dos maiores clubes do Mundo. Afirmou-o na despedida de Florença, em conferência de Imprensa, na altura do difícil adeus. 

Toldo disse que irá reunir-se amanhã, terça-feira, com os dirigentes espanhóis para acertar os últimos pormenores e assinar o novo contrato. «É um estímulo jogar num estádio como o Camp Nou. Não tenho medo», disse o internacional italiano, um dos melhores jogadores europeus na sua posição. 

«As negociações estão bem encaminhadas e não espero nenhuma surpresa final. Estou muito entusiasmado com esta nova etapa», disse, sublinhando que a sua saída da Fiorentina de Nuno Gomes e Rui Costa «nada tem a ver falta de motivação». O guarda-redes explicou: «Não tenho medo de perder o lugar na selecção para ir jogar no estrangeiro. Estou muito contente por ir para o Barcelona, mas triste por deixar a Fiorentina. Espero regressar um dia para festejar um título», disse.